A importância da Técnica Vocal para iniciantes



Em geral, no primeiro dia de aula, meus alunos costumam relatar a vontade que têm de aprender a cantar “certo”, porque amam cantar e acham que sem a técnica estão cantando “errado”. A técnica com certeza é uma grande aliada dos cantores, fortalecendo, desbloqueando, ajudando a ganhar mais fôlego para a voz sair melhor, com menos esforço, e com mais brilho.

Mas é importante lembrar que o canto já está em nós, é a nossa voz, nosso timbre, nossa boca, nossa língua, nossos pulmões... A técnica vai ajudar a colocar todo nosso potencial vocal, que já existe em nós, pra fora. E é a vontade de cantar, o prazer, o amor, o desejo (e muitas vezes a dor e o desconforto) que vão nos levar a procurar aulas de canto, na busca pela técnica, pela superação das nossas dificuldades e pelo aprimoramento.

Lembro que em 2011, há 9 anos atrás, pela primeira vez me lancei num projeto solo com músicas autorais. Durante as sessões de gravação das minhas músicas, percebi que a falta de técnica e prática estava afetando negativamente o resultado das músicas gravadas. Ali resolvi drasticamente cancelar as gravações e começar a estudar para as provas de habilidade específica do vestibular, para ingressar no curso de Música Popular na UFBA. Deu tudo certo!

De lá pra cá, percorri um longo caminho de muitas práticas e aprendizados no canto (e no universo da música em geral) e finalmente pude, agora com mais segurança, voltar a gravar minhas músicas e ficar satisfeita com o resultado! Sem dúvidas valeu muito a pena me aprofundar nos conhecimentos musicais e vocais durante todos esses anos.  

Através da minha própria história, percebi que compartilhar meus conhecimentos adquiridos na Universidade com outros cantores que, assim como eu, também buscam a técnica para cantar melhor, me traz imensa satisfação e felicidade. 

Seja para melhorar a performance vocal durante os shows de sua banda, ou para cantar no fim de semana na roda de violão com os amigos, ou até mesmo no carro ou no chuveiro, o importante é manter aceso o amor, a vontade de cantar e superar suas dificuldades e bloqueios. Saiba que pode contar comigo neste processo rumo a uma voz cada vez mais livre, linda e expressiva. O resultado é sempre a satisfação (e os elogios, é claro 😉).   






  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O canto de Rita Lee

Quem canta seus males espanta: a voz como autoconhecimento e cura (texto 1)

Cantando eu mando a tristeza embora: a voz como autoconhecimento e cura (texto 2)