A cantora que posso ser hoje

Eu sei o quanto nós cantores desejamos a voz perfeita, técnica impecável e interpretação de tirar o fôlego da audiência. Nos cobramos diariamente, e muitas vezes esquecemos que somos seres incompletos, sempre em busca de mais formação e informação. Estamos cada dia em um estágio diferente de desenvolvimento, e cada etapa é necessária e precisa ser comemorada, apoiada e considerada. Por isso que independente de como você esteja cantando hoje, e em qual nível técnico você se encontra, cante!

Não deixe de cantar, de viver seu sonho, de valorizar o processo e cada passo da sua caminhada, pois é assim que mantemos nossa chama acesa, nossa mente em paz e nossos sonhos aquecidos e protegidos do mundo das cobranças excessivas.. E melhor, cante aquela música que você adora no chuveiro, cante junto com seu artista predileto no carro, no ônibus, na esteira da academia... Só não deixe a ansiedade te paralisar.


Ah! Você pode fazer algo melhor ainda enfrentando o medo e botando sua voz na rua: faça um show, uma apresentação, uma participação que seja, e chame esse momento de Até Aqui, ou de Eu Hoje, ou de Minha caminhada. Eu fiz isso. No segundo ano de faculdade, decidi fazer um show solo com metade do repertório de músicas autorais e o chamei de Até Aqui. O que eu queria dizer com esse título era: essa sou eu, Iara Canuto, cantora em formação, e isso é o que eu posso oferecer para vocês hoje, é o que eu aprendi e pude me desenvolver até aqui.

Foi a forma que encontrei de não me cobrar tanto, afastar o perfeccionismo e a ansiedade em atingir logo minhas metas vocais, ser honesta comigo, com meu momento e com o público. O resultado foi incrível interna e externamente. Deu muito trabalho, me consumiu muito emocionalmente, mas só tenho a agradecer àquela Iara pela coragem e iniciativa, porque aqui estou eu agora melhor e mais confiante!

Somos os cantores que podemos ser em cada etapa da vida, o importante é seguir, continuar se aprimorando e valorizando cada performance. Neste caso aceitar não é se acomodar, é se apaziguar e viver da melhor forma cada momento. Espero que minhas palavras aqui possam ajudar você, cantor ou cantora, a se tranquilizar e amar sua voz cantada independente de qual estagio técnico você esteja. Tamo junto. Com carinho, Iara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O canto de Rita Lee

Quem canta seus males espanta: a voz como autoconhecimento e cura (texto 1)

Cantando eu mando a tristeza embora: a voz como autoconhecimento e cura (texto 2)