Meus cuidados com a voz

Meus trabalhos dependem 100% da minha voz: sou cantora e professora. Sem voz, ou com ela debilitada, eu simplesmente não consigo trabalhar, então pra mim é vital mantê-la saudável o máximo possível. Neste texto, revelarei para vocês algumas das minha práticas de cuidado com a voz, assim como hábitos que considero prejudiciais.

Manter o corpo bem hidratado (assim como as pregas vocais) é importantíssimo, e a melhor forma é também a mais tradicional: beber bastante água. Ao acordar, eu tomo em média meio litro de água em temperatura ambiente, e um pouco dela com gotas de limão (dose diária de vitamina C para melhorar a imunidade). Logo em seguida, escovo os dentes e a língua,e quando sinto qualquer desconforto na garganta já previno gargarejando água com sal, tudo isso antes da primeira refeição do dia. Manter uma boa higiene bucal é indispensável para nós cantores. 

Nos dias de shows e ensaios é interessante ingerir comidas mais leve, de fácil digestão, mas que nos alimentem bem. Na rotina de sala de aula, eu particularmente evito tomar café durante o dia, só tomo uma cafezinho de manhã pra ajudar a acordar. A ingestão de laticínios pode aumentar a produção de muco, gerando pigarros, e piorando alergias respiratórias.

Dormir bem é vital para a saúde vocal, e neste sentido eu não abro mão de dormir no mínimo 7 horas por dia. Falar em excesso e em voz alta por longos períodos pode causar desgaste físico das pregas vocais, por isso é bom maneirar. Fumar também não é indicado. O uso frequente e intenso de bebidas alcoólicas também deve ser evitado, pois além de desidratar o corpo, quando estamos sob o efeito do álcool, podemos nos exceder vocalmente causando rouquidão no dia seguinte. 

Por último, mas não menos importante, os fonoaudiólogos recomendam fortemente fazer exercícios de aquecimento vocal antes de uma apresentação. Sobre estes exercícios eu explico melhor em um vídeo (click aqui para assistir). E você, segue alguma rotina de cuidados com a voz? Sinta-se à vontade para compartilhar com a gente aqui nos comentários. 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O canto de Rita Lee

Quem canta seus males espanta: a voz como autoconhecimento e cura (texto 1)

Cantando eu mando a tristeza embora: a voz como autoconhecimento e cura (texto 2)